O trabalho de iniciação musical começa com a expressão da criança através da música.
A expressão musical pode ser livre ou conduzida (direcionada), em grupo, ou individual, com ou sem instrumentos, com ou sem canto, com ou sem outros elementos auxiliares. Sempre de modo a estimular a exteriorização da musicalidade de cada um. É um momento de fazer música!
Paralelo ao trabalho de expressão, caminham descobertas e aprendizados de nível emocional e social. A criança é estimulada a exteriorizar as emoções, a integrar-se no grupo, se impor, se respeitar e assim aumentando sua auto-estima.
São verdadeiros aprendizados da vida.
ARTES INTEGRADAS
Quando integramos teatro de fantoches, dramatizações, contação de histórias, expressão corporal, pintura ou desenho e criações plásticas estamos ampliando fatores que sensibilizam, despertam e desenvolvem o ser.
Essas artes associadas viram mais linguagens que a criança pode utilizar no processo de criação e expressão musical.
A TEORIA
Há a teoria que é passada à criança de forma lúdica, onde através de jogos e brincadeiras, ela vai se apropriando de elementos especificamente musicais.
E há a teoria das figuras e tempos, onde entra a partitura. Todo o trabalho nesse sentido é apresentado após ter sido praticada a vivência musical. Ou seja, antes de escrever ou ler uma partitura, vivenciamos e entendemos todos os seus elementos através de jogos e atividades.
A criança maior, que já cria uma música, sente necessidade de registrá-la para não esquecê-la e é aí que é mostrada a importância de uma partitura. Com isso começamos a estudar alguns compositores e obras, épocas, estilos, gêneros, instrumentos dessa obra....enfim a histórica da música da humanidade (oriental e ocidental).
APRECIAÇÃO MUSICAL
Som e silêncio.
Não há música sem o silêncio!
A importância desse momento na aula, é desenvolver acima de tudo a concentração. Ficar quieto e apenas escutar não parece fácil para uma criança quando ainda não é tão grande! Então, começamos esse trabalho de forma bem prazerosa, escutando músicas bem diferentes, de povos distantes, ou nações indígenas. Conversamos sobre como a música foi feita, e se havia alguma dança para ela. As crianças descobrem que ficar quietinho e escutar é muito legal e saem dali contando o que ouviram!
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