CONVIDO VOCÊ A FAZER PARTE DESTE MOVIMENTO MUSICAL!

OS SONS, A MÚSICA E A VIBROACÚSTICA SÃO FERRAMENTAS EFICAZES QUANDO FALAMOS EM DESENVOLVER INTEGRALMENTE O SER HUMANO. A MÚSICA PODE ACESSAR CONTEÚDOS TÃO PROFUNDOS, ONDE, MUITAS VEZES, AS PALAVRAS NÃO ALCANÇAM.

O UNIVERSO MUSICAL É AMPLO E DINÂMICO, TANTO NO CONTEXTO EDUCATIVO, NO ENSINO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS POR EXEMPLO, OU AINDA COMO INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA, COM A MUSICOTERAPIA RECEPTIVA OU INTERATIVA.

2 de agosto de 2009

Iniciação Musical

É o trabalho com música onde aparecem elementos especificamente musicais. Valores como altura (grave e agudo), intensidade (forte e fraco), duração (curto e longo) começam a ser vivenciadas a partir de 3 anos. As turmas começam a ser separadas por faixa etária e nível de desenvolvimento musical.











VIVÊNCIA E EXPRESSÃO MUSICAL

O trabalho de iniciação musical começa com a expressão da criança através da música.
A expressão musical pode ser livre ou conduzida (direcionada), em grupo, ou individual, com ou sem instrumentos, com ou sem canto, com ou sem outros elementos auxiliares. Sempre de modo a estimular a exteriorização da musicalidade de cada um. É um momento de fazer música!

Paralelo ao trabalho de expressão, caminham descobertas e aprendizados de nível emocional e social. A criança é estimulada a exteriorizar as emoções, a integrar-se no grupo, se impor, se respeitar e assim aumentando sua auto-estima.
São verdadeiros aprendizados da vida.

ARTES INTEGRADAS


Quando integramos teatro de fantoches, dramatizações, contação de histórias, expressão corporal, pintura ou desenho e criações plásticas estamos ampliando fatores que sensibilizam, despertam e desenvolvem o ser.
Essas artes associadas viram mais linguagens que a criança pode utilizar no processo de criação e expressão musical.


A TEORIA

Há a teoria que é passada à criança de forma lúdica, onde através de jogos e brincadeiras, ela vai se apropriando de elementos especificamente musicais.
E há a teoria das figuras e tempos, onde entra a partitura. Todo o trabalho nesse sentido é apresentado após ter sido praticada a vivência musical. Ou seja, antes de escrever ou ler uma partitura, vivenciamos e entendemos todos os seus elementos através de jogos e atividades.

A criança maior, que já cria uma música, sente necessidade de registrá-la para não esquecê-la e é aí que é mostrada a importância de uma partitura. Com isso começamos a estudar alguns compositores e obras, épocas, estilos, gêneros, instrumentos dessa obra....enfim a histórica da música da humanidade (oriental e ocidental).

APRECIAÇÃO MUSICAL

Som e silêncio.
Não há música sem o silêncio!
A importância desse momento na aula, é desenvolver acima de tudo a concentração. Ficar quieto e apenas escutar não parece fácil para uma criança quando ainda não é tão grande! Então, começamos esse trabalho de forma bem prazerosa, escutando músicas bem diferentes, de povos distantes, ou nações indígenas. Conversamos sobre como a música foi feita, e se havia alguma dança para ela. As crianças descobrem que ficar quietinho e escutar é muito legal e saem dali contando o que ouviram!

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