CONVIDO VOCÊ A FAZER PARTE DESTE MOVIMENTO MUSICAL!

OS SONS, A MÚSICA E A VIBROACÚSTICA SÃO FERRAMENTAS EFICAZES QUANDO FALAMOS EM DESENVOLVER INTEGRALMENTE O SER HUMANO. A MÚSICA PODE ACESSAR CONTEÚDOS TÃO PROFUNDOS, ONDE, MUITAS VEZES, AS PALAVRAS NÃO ALCANÇAM.

O UNIVERSO MUSICAL É AMPLO E DINÂMICO, TANTO NO CONTEXTO EDUCATIVO, NO ENSINO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS POR EXEMPLO, OU AINDA COMO INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA, COM A MUSICOTERAPIA RECEPTIVA OU INTERATIVA.

17 de outubro de 2009

VÍDEOS DE MOMENTOS MUSICAIS


Através de experimentos musicais no Estúdio Casa das Máquinas, as crianças estão se expressando através da improvisação: livre ou direcionada.

Na Improvisação Livre, elas se revezam em instrumentos e microfones exercitando o "ouvir", podendo interagir com o instrumento do outro. Ainda que seja difícil não atropelar "o som do colega", é um bom aprendizado de integração (sonora e social).

Na Improvisação Direcionada, há um adulto (músico) que toca um instrumento harmônico (piano ou guitarra, ou violão). As crianças, calmamente, escutam, percebendo alguns elementos característicos musicais antes de começarem a tocar: "é suave? é forte? é rápido? como é isso que está sendo tocado? como a gente pode entrar com o nosso instrumento ou voz nessa música?". E aos poucos, cada um, vai se colocando.....até que uma linda música é criada com o auxílio desse instrumento harmônico.


É visível a realização das crianças após esse tipo de "aula". Quando fazemos esse encontro no estúdio, fechamos com uma roda de conversa, onde cada uma pode colocar em palavras suas emoções. Esse trabalho é muito importante para a auto-estima da criança.

















Um comentário:

  1. Marina....adorei ver vc tocar....super legal....quando eu for aí, quero q toque para mim...
    beijos
    tia simone

    ResponderExcluir