CONVIDO VOCÊ A FAZER PARTE DESTE MOVIMENTO MUSICAL!

OS SONS, A MÚSICA E A VIBROACÚSTICA SÃO FERRAMENTAS EFICAZES QUANDO FALAMOS EM DESENVOLVER INTEGRALMENTE O SER HUMANO. A MÚSICA PODE ACESSAR CONTEÚDOS TÃO PROFUNDOS, ONDE, MUITAS VEZES, AS PALAVRAS NÃO ALCANÇAM.

O UNIVERSO MUSICAL É AMPLO E DINÂMICO, TANTO NO CONTEXTO EDUCATIVO, NO ENSINO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS POR EXEMPLO, OU AINDA COMO INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA, COM A MUSICOTERAPIA RECEPTIVA OU INTERATIVA.

12 de agosto de 2009

Biblioteca A CASA DA MÚSICA

A CASA DA MÚSICA conta com dezenas de livros de música (editados em diversos países) e centenas de partituras, onde parte da coleção, que já está catalogada, se encontra no espaço da escola.
História da Música






Gêneros Musicais Especificamente Brasileiros
Educação Musical, como Sá Pereira, Edgar Willems, Enny Parejo, Josete Feres, Thelma Chan, entre outros.
Música na Escola Primária





Folclore Brasileiro

Biografia Compositores Eruditos
Biografia Compositores Populares
Parlendas e Lenga-Lengas

Dicionários de Música
Psicologia da Música
Musicoterapia
Teoria Musical
Percepção Musical
Musicologia
Song Books
Partituras de Peças Eruditas, Cânones, Músicas Populares...

BIBLIOTECA INFANTIL















9 de agosto de 2009

Adolescentes, Adultos e Terceira Idade - Fazendo Música com Antroposofia

AULA EM GRUPO

Sensibilizar, despertando a musicalidade que há em cada indivíduo é o interesse maior das aulas em grupo para adultos.
O trabalho em grupo busca equilibrar os interesses pessoais de cada aluno com a vivência em grupo, brotando a partir daí, momentos de expressão artística e improvisação musical.

Portanto, pode-se dizer que o que ocorre é um trabalho de EXPRESSÃO E VIVÊNCIA MUSICAL individual e em conjuto. A importância de se fazer música em grupo é a troca, tanto de questões práticas e musicais, como de questões sutis (respeito, doação, integração...unidade).

Noções de teoria musical e história da música são explicadas e exemplificadas, alternando com atividades de percepção auditiva, prática de conjunto através de instrumentos, técnicas respiratórias, fisiologia da voz e técnica vocal.

Como fechamento da aula fazemos um relaxamento com apreciação musical. É um momento de ouvir, de educar o ouvido e o corpo a conquistar um equilíbrio través da respiração e da vibração sonora. E para isso, além de músicas de etnias diferentes são utilizados alguns instrumentos musicoterapêuticos e elementos da natureza.

(ao lado o crystal ball, que se toca com baqueta / e elemento fogo - vela acesa)

No trabalho em grupo há a integração de outras artes como fonte enriquecedora da linguagem musical.


AULA INDIVIDUAL

Há também a opção de aula de música individual, onde a prioridade é suprir os interesses musicais apenas desse aluno. Ele passa uma hora/aula individual, trabalhando teoria, percepção auditiva e prática de instrumento.

Em geral esse tipo de aula é procurada por futuros estudantes da Universidade de Música, com o intuito de prepará-los para o vestibular.



Bebês, crianças e jovens em condições neurodiversas

Um trabalho através de estímulos deve começar o quanto antes.
Pesquisas comprovam que a música é acessada pelo cérebro de forma única, sináptica e incluindo a emoção.
Em anos de trabalho com crianças neurodivergentes, constatei que através de um trabalho contínuo é evidente o aumento no desenvolvimento cognitivo, físico e psicossocial, e, na maioria dos casos, houve uma considerável redução dos medicamentos.
Um dos ganhos mais interessantes é o aumento da concentração e do compartilhamento da atenção  através da música e de histórias sonoras. Essa ponte até o mundo da criança é a porta de entrada de aspectos sensibilizatórios, despertando respostas mais expressivas e elaboradas.

AS AULAS

Bebês, crianças e adolescentes que experienciam o momento musical expressivo em grupo, podem se perceber individual e socialmente a partir da interação.
A adaptação de um aluno com desafios especiais deve ser feita de maneira cuidadosa e ao mesmo tempo, acordando o grupo para a necessidade de acolhermos o novo integrante e as suas demandas.
Em todos os casos, percebi uma grande melhora na energia coletiva do grupo, passando ele a tornar-se mais homogênio e tranquilo após a chegada da criança em condições neurodiversas.
É uma troca! E sabendo aproveita-la da melhor maneira, torna-se rica para todos!
É a prática de inclusão e de conscientização social e individual que faz da criança de hoje, um adulto mais aprimorado e respeitoso no futuro.

A pessoa que traz desafios especiais, com ou sem diagnósticos, necessita de atenção especializada. Há casos em que o melhor a fazer é iniciar o trabalho de musicalização individualmente antes de sua inclusão em um grupo. Isso pode durar um mês ou vários meses, a depender do caso. Esse momento individual tem como objetivo principal buscar "pontes" de comunicação, interesse (concentração) e de outros aspectos estimulantes. Além disso, entender quais demandas de suporte o aluno traz, auxiliará no trabalho adaptativo físico, cognitivo ou psicossocial. Um acolhimento, conjugado com adaptação de apoios, gera o aumento da segurança emocional. É um processo fundamental e considerado pré-requisito para a posterior integração em um grupo.
A ansiedade familiar de que a inclusão no grupo aconteça de imediato, às vezes acaba prejudicando o processo de "chegada" dessa criança. Há duas fases de adaptação da criança em condições neurodiversas:
A primeira, é a adaptação dela no ambiente novo, desconhecido, com adultos e crianças que não conhece. É aí que entra a fase de trabalho individual, de onde surgirá a confiança no educador, no espaço e no trabalho. É a oportunidade de se estabelecer a dialética, o contato mais próximo e afetivo.
A segunda fase é a adaptação do grupo no qual a criança será inserida. Momento em que será trabalhada a integração de todo o grupo nos seus aspectos mais sutis, de respeito às diferenças, de musicalidade, de troca e de amor.
Precisamos fortalecer a primeira etapa - individual, para que a segunda seja elaborada com sucesso!




Fotos dos Momentos Musicais



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Grupo em atividade corporal com som (guizos)


Aula com vídeo - "O QUE É SONOPLASTIA?" - vídeos da Pixar / Concentração, divisão de idéias, integração do grupo, descobertas no mundo audio-visual!


Estímulo Musical