BEM VINDO!

CONVIDO VOCÊ A FAZER PARTE DESTE MOVIMENTO MUSICAL!

OS SONS, A MÚSICA E A VIBROACÚSTICA SÃO FERRAMENTAS EFICAZES QUANDO FALAMOS EM DESENVOLVER INTEGRALMENTE O SER HUMANO. A MÚSICA PODE ACESSAR CONTEÚDOS TÃO PROFUNDOS, ONDE, MUITAS VEZES, AS PALAVRAS NÃO ALCANÇAM.

O UNIVERSO MUSICAL É AMPLO E DINÂMICO, TANTO NO CONTEXTO EDUCATIVO, NO ENSINO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS POR EXEMPLO, OU AINDA COMO INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA, COM A MUSICOTERAPIA RECEPTIVA OU INTERATIVA.

sábado, 9 de janeiro de 2010

MASSAGEM SONORA / TERAPIA VIBROACÚSTICA



A Massagem Sonora tem como objetivo harmonizar o ser humano como um todo, desde seu estado emocional até o físico e o energético. O que tentamos é produzir um ambiente sonoro interessante e estimulante em nível das vibrações acústicas. A sessão é composta por instrumentos singulares, afinados em frequências específicas e que produzem essas vibrações acústicas direta ou indiretamente no "paciente". Imaginemos um terreno biológico saudável, onde a célula que lá se encontra produz um padrão de vibração. Isso é o que defende Peeling (2002), que colocou esse padrão em escala audível. Peeling fez o mesmo com a célula Hella (cancerígena), notando que seu padrão de vibração estava "quebrado", soando como ruído. Podemos dizer que a massa da célula está representada pelo ruído e o terreno biológico pelo nosso corpo-som ou corpo-vibração, sendo o padrão vibratório celular uma leitura do equilíbrio existente entre corpo, mente, emoção e inconsciente.


Alguns dos instrumentos que compõem a sessão de Massagem Sonora:

MESA-LIRA OU MONOCHORD TABLE

A Mesa Lira, também conhecida como Monochord Table ou Behandlungs Monochord, foi primeiramente construída e aplicada na Suíça por Joachim Marz. É um instrumento constituído de uma grande caixa de ressonância feita de madeira com 42 cordas, afinadas na mesma freqüência, que correm abaixo da mesa. Como os outros instrumentos usados na sessão da massagem sonora, essas cordas também são afinadas em 432 Hz, afinação usada na Grécia Antiga. Ao dedilhar a Mesa Lira são criados padrões rítmicos e um poderoso espectro harmônico. O paciente, deitado recebe uma massagem sonora e de vibração, percebida por todo o corpo através da ressonância, aliviando a ansiedade e dores musculares.

Pontos específicos da Mesa Lira:
* Transmissão de uma mesma informação vibratória para o Sistema Metábólico-Motor e para o Sistema Neuro-Sensorial (audição e cérebro), fazendo com que ambos entrem em sintonia;
* Indução à harmonização da respiração através de padrões rítmicos;
* Alinhamento da relação do corpo físico com os corpos sutis através da ressonância com o tom fundamental e seu espectro harmônico.





TUBOS SONOROS
Os sete Tubos Sonoros, feitos de latão, ficam suspensos sobre cada um dos principais chakras. São afinados em freqüências diferentes, obedecendo o ciclo de quintas. Para cada pessoa, é formada uma composição sonora harmonizando a energia corporal, emocional.
Pontos específicos dos Tubos:
* A possibilidade de mover a energia ao longo do corpo de modo intencional;
* “Compor” para o paciente uma melodia que re-equilibre seus centros energéticos;
* O intervalo da quinta como matriz de patamares energéticos.




CRYSTAL BOWL
O Crystal Bowl é um pote de cristal, que produz um som suave e longo quando tocado com baqueta de borracha.



BOWL de COBRE
Os potes de cobre são tocados por baquetas de madeira e produzem vibrações diretas em locais específicos do corpo. Podemos apoiá-los em pontos de tensão ou dor.



SINOS



FRAME DRUM (grego)
Frame drum constitui uma ampla variedade de tamborins com ou sem platinelas e que trazem uma história terapêutica dentro da mitologia grega.
São tocados na sessão de massagem sonora para conscientizar o paciente de todo ganho energético recebido através das vibrações e sons. O frame drum conecta a mente e o corpo, assim como a pessoa com o meio, como forma de “acordar” ou voltar desse grande momento de descobertas e transformações.




FLAUTAS PERUANA, VENU INDIANA, INDÍGENA, DOCE, BAMBU
A flauta introduz o paciente no estado de relaxamento, ajudando a obter consciência de sua respiração e todo seu corpo. É usada como um momento de suavizar a chegada, e conduzir uma desaceleração.


MARIMBA DE VIDRO

                                                                                                    
A Marimba de Vidro produz uma sonoridade suave e aveludada, relacionada com o elemento água, envolve o ambiente com som peculiar, auxiliando o paciente a um mergulho em si mesmo.






PAUS DE CHUVA DE BAMBU, CHOCALHOS INDÍGENAS E XILINDRÓS


4 comentários:

  1. Respostas
    1. ANAVIRGINIALUZ@GMAIL.COM. ESTAREI EM SALVADOR ATÉ SEGUNDA A TARDE. POSSO IR PELA MANHÃ. GOSTARIA MUITO DE SER ATENDIDA NA MESA LIRA.

      Excluir
  2. Bom dia!
    Esse curso sobre a mesa Lira tem em Salvador?

    ResponderExcluir
  3. Ola

    Qual email consigo mais informações?


    Abraços;

    Divonne

    ResponderExcluir